Novo Banco garante almofada de 500 milhões de euros

A concretização da venda do Novo Banco à Lone Star deverá ocorrer logo após a autorização formal da Comissão Europeia.

O Novo Banco deu como concluída a operação de compra de dívida e garantiu uma almofada de 500 milhões de euros, mas renunciou ao requisito mínimo de 75% do valor nominal da oferta, anunciou esta quarta-feira a instituição financeira.

O Novo Banco afirma que "vai proceder à compra e reembolso antecipado de 4.743 milhões de euros de obrigações, representando 57% do valor nominal das obrigações objeto da oferta, pelo montante global de 1.988 milhões de euros nos termos da oferta de aquisição e de solicitação de consentimento concluído a 02 de outubro", revela em comunicado.

Esta transação vai "permitir o cumprimento dos objetivos de aumento de capital próprio (Core Tier 1) e ganhos equivalentes, incluindo poupança de juros, num valor acima de 500 milhões de euros", refere o comunicado.

Esta almofada pretende reduzir a probabilidade de o Fundo de Resolução ter de injectar até 3.890 milhões de euros no banco para compensar perdas com activos problemáticos. 

A liquidação destas obrigações ocorrerá já esta quarta-feira, 4 de Outubro. E "a concretização da venda do Novo Banco à Lone Star deverá ocorrer logo após a autorização formal da Comissão Europeia", acrescenta a instituição num comunicado enviado às redacções.