Mundial2018. Mais duas seleções apuradas e muito em jogo

Alemanha e Inglaterra garantiram esta quinta-feira a sua presença na fase final do Campeonato do Mundo que irá decorrer em solo russo, juntando-se, desta forma, à Bélgica, até ontem a única seleção apurada. Penúltima jornada de qualificação decorre até sábado e há muito ainda por decidir

Mundial2018. Mais duas seleções apuradas e muito em jogo

Até esta quinta-feira a Bélgica, no grupo H, era a única seleção europeia com presença garantida no Campeonato do Mundo do próximo ano, a par da Rússia, naturalmente, com apuramento direto na competição dado o seu estatuto de anfitrião da prova. Ontem, o arranque da penúltima jornada da fase de qualificação para o Mundial, que se irá prolongar até amanhã, trouxe mais novidades. Duas. A Alemanha, no grupo C, e a Inglaterra, no Grupo F, juntaram-se à Bélgica depois de terem vencido os respetivos encontros. Os alemães derrotaram por 3-1 os segundos classificados, a Irlanda do Norte, que viu assim goradas as esperanças num apuramento direto. Porém, com os 19 pontos assegurados até aqui, os irlandeses conquistam uma das vagas nos playoffs. 
Quanto a Inglaterra, o empate que se prolongou com a Eslovénia até ao minuto 90 já garantia o apuramento, dada a derrota da Eslováquia, mas Harry Kane deu o golo da vitória pela margem mínima em cima do apito final.
Destaque ainda para a Polónia. Apesar de os polacos terem cumprido, e bem!, a sua parte depois da goleada (6-1) perante a Arménia – com destaque para o hat-trick de Robert Lewandowski, que soma agora 15 golos na fase de qualificação, mais um do que o português Cristiano Ronaldo –, a diferença de três pontos para a Dinamarca ainda não permite festejar, mas o apuramento parece cada vez mais perto…

Tudo em aberto Num momento em que faltam apenas duas jornadas para o fim da fase de qualificação e, consequentemente, para se ficar a conhecer a lista das 32 seleções que marcarão presença na fase final do Campeonato do Mundo 2018, há ainda muito por decidir. Depois de durante a tarde e noite de ontem o pontapé de saída para nova ronda rumo ao apuramento ter sido dado pelos já referidos grupo C, E e F, esta sexta-feira há novos destinos que podem ficar traçados. Hoje é dia D, mas também dia G e dia I. Vamos por partes e por ordem alfabética. No grupo D, a Sérvia pode garantir ainda hoje a sua presença na prova que irá decorrer em solo russo. Na liderança do respetivo pote, e a quatro pontos do segundo classificado, o País de Gales, um triunfo sobre a formação austríaca, com quem tem encontro marcado, deixava automaticamente o conjunto sérvio com entrada direta, numa altura em que ficará apenas a faltar disputar a última jornada desta fase de grupos. Por sua vez, o País de Gales irá medir forças com a Geórgia e sabe que apenas a vitória interessa, além de, claro, ficar também na esperança de um tropeção do atual líder… Contudo, e mesmo que tal cenário se verificasse, a seleção da Sérvia continuaria a depender apenas de si própria para chegar ao objetivo final, o apuramento, que, nesse caso, poderia ficar adiado para a última partida da fase de grupos.

Precisamente pela mesma hora, por volta das 19h45, a seleção espanhola e a seleção italiana também entram em campo. Distintos, porém. Com uma diferença de três pontos, favoráveis à turma espanhola, que segue a liderar o Grupo G, os comandados do ex-treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, recebem a Albânia com a meta, naturalmente, de manter a vantagem perante o conjunto italiano. Até porque, em caso de sucesso dos espanhóis no jogo de hoje, a formação do país da bota – que, diga-se, também não tem missão particularmente difícil contra o quinto classificado do grupo, a Macedónia – fica obrigada a vencer sob pena de não ser imediatamente ‘chutada’ para os playoffs do Mundial – tema para daqui a pouco…

Por último, estará ainda o grupo I em ação. Um lote que poderá dizer-se que é ainda mais renhido do que os restantes: é o único, entre os 9 grupos, que apresenta dois líderes, Croácia e Islândia, com 16 pontos, sendo que se seguem a Islândia e a Turquia, logo de seguida, com 14. Com os croatas com jogo marcado diante dos finlandeses e os islandeses com os turcos, podem surgir adiantamentos. Mas uma coisa é certa: Só na última jornada se ficará a conhecer a seleção apurada.

Portugal, França e Bélgica Sábado é o último dia desta penúltima jornada de qualificação. Os grupos A, B e H serão os últimos a atuar, sendo que nem todos entrarão em campo com a mesma apreensão. Depois dos deslizes e, sobretudo, do empate chocante contra o Luxemburgo, os franceses, que seguem na frente com apenas um ponto de vantagem para os suecos, sabem que um novo tropeção pode sair caro. O embate com a Bielorrúsia, última do grupo, será a oportunidade perfeita para os finalistas vencidos do Euro 2016 consolidarem o topo da tabela, além de acreditarem que os holandeses podem sair vitoriosos da recepção ao grupo da cruz amarela. Não existiria melhor cenário para a seleção francesa que, a confirmar-se, gritava vitória antes da última jornada de qualificação. 
No Grupo B, Ronaldo e companhia vão defrontar a modesta seleção de Andorra com a consciência de que é proibido perder pontos. A três da seleção suíça, o único conjunto que, a par da Alemanha, conseguiu um pleno de vitórias até à oitava jornada, os convocados de Fernando Santos tentam empurrar a decisão para a jornada derradeira, o Portugal-Suíça, no Estádio da Luz… No Grupo H os belgas irão disputar o seu encontro, diante da Bósnia e Herzegovina, na tranquilidade que só uma equipa que já tem voo marcado para a Rússia pode ter…
Para as seleções que não vencerem os respetivos grupos de qualificação, os oito melhores segundos vão ter uma… segunda oportunidade, através da disputa de um playoff, agendado para novembro, do qual sairão mais quatro apurados. Para Portugal, que neste momento ainda ambiciona atingir a liderança do grupo, pelo menos a ‘fase de repescagem’ está garantida.