CaixaBank vai mudar sede para Valência e Gas Natural Fenosa para Madrid

Estes anúncios surgem depois de o Sabadell ter revelado que ia para  Alicante.

Depois do banco catalão Sabadell ter decidido esta quinta-feira, transferir a sua sede social para Alicante, perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a independência na próxima semana, hoje foi a vez do CaixaBank e da Gas Natural Fenosa seguirem o exemplo.

O banco dono do BPI revelou qye vai transferir a sua sede de Barcelona para Valência. Uma decisão que, segundo o mesmo, pretende “proteger os seus clientes, accionistas e empregados”. No entanto, para poder concretizar a transferência, os administradores do CaixaBank voltarão a reunir, "logo que seja publicado no Boletim Oficial do Estado a modificação da Lei das Sociedades de Capital", refere em comunicado.

Também a empresa de energia Gas Natural Fenosa vai mudar a sua sede de Barcelona para Madrid. É mais uma grande empresa catalã a decidir mudar de domicílio perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a independência na próxima semana.

Recorde-se que, ontem o Sabadell, o quinto maior banco espanhol e o segundo da Catalunha tomou esta decisão para poder continuar protegido pelas regras exigentes de supervisão do BCE (Banco Central Europeu) e a operar com toda a normalidade dentro do sistema bancário europeu.

A fuga de bancos e empresas da região autónoma será possível graças a uma alteração legislativa que está a ser preparada pelo governo e que permitirá à instituição financeira avançar com a medida sem submeter a decisão à aprovação da assembleia de acionistas.