Campeonato Andebol 1: FC Porto impõe a primeira derrota ao Sporting CP

O FC Porto venceu o Sporting CP por 26-23, na primeira derrota sofrida pela equipa leonina no Campeonato Andebol 1.  

O FC Porto venceu o Sporting CP no primeiro clássico disputado no Pavilhão João Rocha, que teve muito público nas bancadas, incluindo os doze elementos da Comissão Executiva da EHF, a mais alta instância do andebol europeu. 

Angel Hernandez inaugurou o marcador para o FC Porto, que depois do 1-1 inicial, saiu na frente do marcador. Antes, ainda, dos dez minutos, Hugo Canela fez parar o tempo, na altura em que o Sporting CP, com dificuldades ofensivas, perdia por 4-9. A equipa da casa continuou sem encontrar a melhor forma de recuperar, perante um FC Porto que, com bastante eficácia, chegou a ter seis golos de vantagem (6-12). Aos vinte minutos, Iturriza viu o cartão vermelho direto, mas a equipa de Lars Walther não se ressentiu e foi para intervalo a ganhar por 11-16. 

Depois de uma primeira parte disputada sob domínio portista, o segundo tempo foi mais equilibrado. O Sporting CP aproximou o resultado (14-17) e, desta feita, foi o treinador portista a pedir um desconto de tempo ainda antes dos dez minutos; com quinze minutos para jogar, o FC Porto mantinha uma vantagem de três golos (16-19), mas que conseguiu dilatar, ainda, para cinco golos, com pouco mais de seis minutos para jogar. Na reta final da partida, Hugo Canela fez alterações no sistema defensivo, mas o FC Porto não deixou escapar a vitória. 

No final da partida, Lars Walther disse que "os últimos jogos não foram bons para nós, temos treinado com uma nova filosofia de jogo e eu penso que hoje demos o primeiro passo nessa direção, estou muito contente. Na segunda parte, pensámos muito, a minha equipa é muito jovem e às vezes é difícil para os jogadores jovens terem a cabeça fria", analisou o técnico portista. 

Da parte do Sporting CP, Hugo Canela referiu que "Nós sofremos 16 golos na primeira parte, é muito golo. A nível defensivo estivemos mal na primeira parte. Na segunda parte acabámos por sofrer dez golos, o que é bom, mas depois voltou a acontecer o que nos aconteceu no último jogo, criámos as situações mas e no um contra o guarda-redes falhamos muitos remates. Estivemos sempre muito nervosos, no ataque", constatou o treinador. 

Frankis Carol foi o melhor marcador da partida, com 8 golos, seguido de Angel Hernandez, com sete. 

A 5ª jornada do Campeonato Andebol 1 completa-se no próximo sábado, 30 de Setembro. 

Campeonato Andebol 1 – 5ª Jornada 

28.09.17 – 19h30 – Sporting CP : FC Porto, 23-26 (11-16) 
30.09.17 – 16h00 – Boa Hora FC/ROFF : AM Madeira A. Sad – Andebol TV 
30.09.17 – 18h00 – AA Avanca : CF Belenenses – Andebol TV 
30.09.17 – 18h00 – Águas Santas Milaneza : AC Fafe 
30.09.17 – 19h00 – SL Benfica : CD S. Bernardo – Benfica TV / Andebol TV 
30.09.17 – 19h00 – ADA Maia/Ismai : ABC/UMinho 
30.09.17 – 21h00 – Arsenal C. Devesa : CD Xico Andebol