Polícia afasta a hipótese de atentado terrorista no atropelamento em Londres

Foi um despiste que levou um carro a subir o passeio e atropelar várias pessoas ferindo 11 de forma ligeira junto ao Museu de História Natural, na zona de South Kensington

Está afastado o cenário de atentado terrorista, diz a polícia de Londres. As imagens divulgadas de um homem de tez mais escura a ser detido no local foram o suficiente para que os sites de desinformação que difundem propaganda xenófoba logo focassem este aspecto, ainda antes de se conhecer qualquer detalhe sobre o indivíduo que poderia ou não estar ao volante do carro que subiu o passeio e atropelou várias pessoas junto ao Museu de História Natural, em Exhibition Road.

Sabe-se agora que se tratou de um mero acidente de viação. O condutor do veículo permanece sob custódio e a sua identidade ainda não foi revelado. A polícia adiantou, no entanto, que ele e outras 10 pessoas foram socorridas a ferimentos ligeiros no local. Nove pessoas foram levadas para um Hospital nas imediações, mas de acordo com as autoridades nenhuma terá sofrido ferimentos permanentes.

Entretanto, a primeira-ministra Theresa May usou o Twitter para agradecer aos socorristas bem como às próprias pessoas que testemunharam o acidente e que se apressaram a ajudar os feridos. Sadiq Khan, o presidente da câmara de Londres também já reagiu e, à semelhança de May, fez votos para que os feridos recuperem, e avisou que amanhã os três museus daquela zona – Museu de História Natural, Museu da Ciencia e Museu Victoria & Albert – irão reabrir como de costume. Depois do incidente as autoridades decidiram evacuar os museus, numa medida de prevenção que se justifica pelo facto de o Reino Unido ter actualmente o nível de ameaça terrorista em "severo". Trata-se do segundo grau na escala e significa que as autoridades esperam que um ataque possa estar iminente.

Testemunhas disseram à BBC que, na sequência do acidente, a polícia agiu com todo o zelo, e, além de evacuar os museus, entrou nos bares e restaurantes naquela zona com bastante movimento turístico e pediu às pessoas que deixassem tudo e saíssem.