Algarvia fingiu ter um cancro raro e angariou milhares de euros à custa da solidariedade

Daniela Costa, de 32 anos, está a ser acusada de ter passado os últimos três anos a viver à custa da solidariedade de anónimos simulando uma doença que não passava de uma ficção. Afinal até estava doente, mas de algo ainda mais raro.

Mãe de três filhos, Daniela Costa reside em Albufeira e nos últimos três anos angariou milhares de euros com donativos de anónimos que se compadeciam com a sua luta contra o cancro. Ela não apenas simulou a doença como foi convincente, e fez várias viagens a Lisboa, exibindo as fotografias de supostos tratamentos que estaria a fazer em hospitais e no próprio Instituto Português de Oncologia. Não fazia a coisa por menos, e foi ao ponto de rapar o cabelo.

No decurso do esquema, Daniela terá alegadamente percorrido o circuito da solidariedade, estando no centro de vários espectáculos e leilões com vista a ajudar doentes oncológicos, acorria aos peditórios e assim conseguiu ser a estrela da boa vontade de muita gente. Mas se correu à frente da mentira durante três anos, na passada segunda-feira tropeçou e foi apanhada. O desfecho desta elaborada farsa deu-se depois de dar entrada no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, como noticia o “Jornal de Notícias”.

A fraude foi descoberta “por um médico da Fundação Champalimaud, na capital, que estranhou o comportamento da mulher e alertou a polícia, que a levou para o Hospital São Francisco Xavier”. Após algumas horas, deixou este hospital com um inesperado diagnóstico que de certo modo a iliba de eventuais acusações de oportunismo. Daniela Costa sofre de Síndrome de Münchhausen, um transtorno fictício, que leva as pessoas a fingirem e até a provocarem a si mesmas doenças ou traumas psicológicos.

Mas este novo diagnóstico não caiu bem entre aqueles que seguiram a novela do cancro e que agora se dão conta de que Daniela não passou de uma actriz que encarnou a fundo o seu papel. O “JN” conta que “a situação está a criar uma onda de revolta em Albufeira, onde o assunto é o tema central de todas as conversas. No Facebook foi inclusive criado um grupo, que, ao início da noite, já tinha mais de três mil membros”.

A acrescer à indignação, em Albufeira, as pessoas que acompanharam o caso mostram-se ainda mais chocadas pelo facto de, para lá da alegada burla, Daniela ter permitido que os três filhos, de 14, 8 e 7 anos, vivessem os últimos “três anos a pensar que a mãe ia morrer”.