Ryanair. Cancelamento de voos já levou à saída de alto quadro

O diretor de operações vai abandonar funções no final do mês. 

O cancelamento de milhares de voos da Ryanair para os próximos meses já provocou a primeira baixa na companhia aérea. Trata-se de Michael Hickey, diretor de operações da Ryanair e era o principal responsável pela elaboração dos mapas de trabalho dos pilotos desde 2014.

É o primeiro alto responsável que abandona a transportadora com sede em Dublin, depois da controvérsia com os erros cometidos na distribuição das férias dos pilotos, que originaram uma crise que atingiu milhares de passageiros.  O diretor de operações – que entrou na empresa em 1988 como engenheiro – irá abandonar funções no final deste mês. “Será difícil substituí-lo e agradecemos-lhe que fique como assessor para facilitar a transição para o seu sucessor”, revela o CEO da Ryanair, Michael O’Leary que elogiou ainda o seu contributo na melhoria da “qualidade e segurança das funções operativas e de engenharia” da empresa.

Esta saída surge depois da companhia líder na Europa no setor low cost ter anunciado no final de setembro uma “redução” do “calendário de inverno”, ou seja, menos 25 dos mais de 400 aviões que compõem a frota, atingindo 18 mil voos e 400 mil passageiros.

Aliás, a  Ryanair já tinha comunicado em 15 de setembro a suspensão de 2100 viagens durante seis semanas, devido ao referido erro na distribuição das férias dos pilotos. O’Leary insistiu que esta situação não foi provocada pela falta de pilotos, mas pelas falhas cometidas na elaboração dos mapas de trabalho dos pilotos, ao mesmo tempo que estimou em mais de 20 milhões de euros o custo das devoluções, remarcações e compensações aos clientes atingidos.

Ainda assim, o CEO escreveu uma carta aos pilotos para lhes oferecer aumentos salariais e melhoria das condições de trabalho, com o objetivo de ficarem na transportadora aérea. Nessa carta, O’Leary tenta atrair os pilotos com aumentos salariais, pagamento de bónus de fidelidade, rotas melhoradas e ainda uma melhor compensação para os que trabalham longe da sua cidade.