O verão acabou, mas os incêndios continuam

Seca e temperaturas altas propiciam fogos. Secretário de Estado da Administração Interna suspeita de mão criminosa nos fogos dos últimos dias

Nos últimos dias, o país tem sido fortemente afetado por incêndios. Ao início da noite deste domingo, pelas 20h10, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) destacava no seu site cinco ocorrências importantes, nos concelhos de Pampilhosa da Serra, São Pedro do Sul, Ourém, Vila Nova de Paiva e Terras de Bouro. A essa hora, as cinco ocorrências mobilizavam um total de 1161 operacionais de diversas entidades, apoiados por 360 meios terrestres e dois meios aéreos.

Perante um cenário tão negro como o que se tem vivido nos últimos dias, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmava na noite de sábado a vários órgãos de comunicação social que, apesar de não ter provas, por trás destas ocorrências só poderia estar mão criminosa. O secretário de Estado da Administração Interna assinalou, também, que as condições climatéricas que se verificam não são normais para esta época do ano e facilitam a propagação de incêndios.

Jorge Gomes justifica a sua suspeita com o exemplo do incêndio que deflagra em Pampilhosa da Serra desde as 23h21 de sexta-feira e que foi ateado depois de três tentativas. Era, ao início da noite deste domingo, a ocorrência mais grave, com quatro frentes ativas: obrigou à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, levou à evacuação de seis aldeias e reunia, nessa altura, 619 operacionais no terreno.

Este domingo, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, acusou a Proteção Civil de reduzir em 85% os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

Neste momento, a segunda maior preocupação das autoridades é um incêndio que deflagrou hoje às 17h08, no concelho de Ourém, distrito de Santarém. 201 operacionais combatem as três frentes deste incêndio, apoiados por 64 meios.

Entretanto, o incêndio em Mortágua, que preocupou em especial as autoridades durante o fim de semana, foi controlado e estava, ao final da tarde deste domingo, em resolução. Com origem no sábado às 14h14, obrigou também à ativação do Plano Municipal de Emergência de Mortágua.