SEF. Diretores adjuntos apresentam demissão

Anúncio surge dias depois da demissão da diretora do SEF, que gerou nova polémica em torno do MAI

Depois do anúncio de Luísa Maia Gonçalves, na quarta-feira, também os dois diretores adjuntos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentaram a sua demissão.

A notícia foi avançada ao final do dia de ontem pelo Diário de Notícias. Joaquim Pedro Oliveira e António Carlos Patrício são inspetores superiores no SEF entraram em funções no seguimento da nomeação de Luísa Maia Gonçalves, em janeiro de 2016, para a direção da entidade. A demissão de ambos não é, assim, motivo de surpresa.

A mesma fonte avança ainda que Luísa Maia Gonçalves terá sido convidada para assumir outra função no interior do SEF, com melhor salário do que aquele que auferia e que obrigaria a agora ex-diretora do SEF a viajar para o estrangeiro com frequência.

Na base da demissão, recorde-se, terá estado o incumprimento de objetivos. Além disso, havia um acentuado clima de mal-estar com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

A demissão de Luísa Maia Gonçalves gerou nova polémica em torno do Ministério da Administração Interna, depois de Pedrógão Grande: na sexta-feira, o PSD juntava-se ao CDS e pedia uma audição urgente de Constança Urbano de Sousa e Luísa Maia Gonçalves no Parlamento, para perceber os motivos da saída.