Metro do Porto. Seis candidatos, entre eles a Barraqueiro e Mota Engil

Subconcessão terá uma duração de sete anos e o valor de referência é 221 milhões. O único critério para a seleção do vencedor é o preço mais baixo

Seis empresas apresentaram propostas ao concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede do Metro do Porto no período 2018-2025. Barraqueiro, Avanza, Mota-Engil, DST, Neopul e Transdev foram as empresas que, segundo a sociedade que gere aquele sistema de transporte, apresentaram propostas. O vencedor será conhecido dentro de dias.

De acordo com a Metro do Porto, o júri do concurso irá agora analisar a admissibilidade das propostas apresentadas, devendo dentro de dias apresentar o seu relatório ao conselho de administração da empresa de transporte público do Porto, que o analisará e votará uma decisão de adjudicação.

O valor de referência do concurso para esta subconcessão da operação e manutenção da rede do metro por sete anos é de 221 milhões de euros e o critério único para seleção do vencedor é “o preço mais baixo”.

Caberá à empresa vencedora assegurar a operação do metro, que inclui a segurança e apoio aos clientes, bem como as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos e do sistema de bilhética.
A operação da Metro do Porto está concessionada desde 2010 à ViaPorto (formada pela Barraqueiro, Arriva, Keolis e Manvia) e o contrato cessa em abril de 2018.

O concurso foi lançado a 23 de junho e o prazo para a entrega de propostas tinha sido definido inicialmente para 25 de setembro, mas acabou por ser adiado até ao dia 6 de outubro. Ao todo, levantaram o caderno de encargos 26 concorrentes.