Moscovo. Três mil pessoas retiradas de centro comercial em chamas

Não há vítimas, mas o incêndio é de grandes proporções e já parece ter consumido 55 mil metros quadrados do edifício.

Um grande incêndio consumia esta segunda-feira uma superfície comercial em Moscovo com mais de 130 mil metros quadrados e 1200 lojas. As autoridades russas retiraram à volta de três mil pessoas do centro comercial e ao início da tarde portuguesa não havia notícias de ferimentos graves ou de vítimas mortais.

As chamas atingiram proporções tais que o fumo se pode avistar a vários quilómetros de distância do edifício, situado no noroeste da capital. Não se sabe ao certo de que forma é que o incêndio começou, mas algumas testemunhas falam de uma explosão na cave do centro comercial, que se especializa em materiais de construção.

“Primeiro explodiu um carro e depois começou a evacuação”, contava esta segunda-feira Nadezhda, uma residente de Moscovo que se encontrava no centro comercial no momento da evacuação, em declarações à BBC. “As pessoas não reagiram porque pensaram que era um exercício de emergência, mas não era.”

De acordo com a Radio Free Europe, à volta de cem bombeiros combatiam as chamas esta segunda-feira com a ajuda de vários camiões e três helicópteros. O órgão avança também que perto de 55 mil metros quadrados do centro comercial Sindika estava já em chamas e várias estruturas tombaram no seu interior.