Açores. Tempestade Ophelia pode ser sentida a partir de sábado

Os efeitos da tempestade poderão começar a ser sentidos já este sábado no arquipélago dos Açores, anunciou o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Insituto Português do Mar e da Atmosfera.

" Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade de entre cinco e 10% de as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20% de as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado", lê-se num comunicado publicado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

O Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores adiantou que pelas 03h00 locais "o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.260 quilómetros a oeste/sudoeste" da região, continuando a aumentar a intensidade do vento.

A partir do final desta terça-feira, "o ciclone deverá deslocar-se para sudeste, pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias".

Já a partir de quinta-feira, ao final do dia, "prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago".