Parque junto ao parlamento catalão encerrado pela polícia

Puidgemont vai ao parlamento falar sobre os resultados do referendo e provavelmente proclamar a independência da Catalunha

Parque junto ao parlamento catalão encerrado pela polícia

O parque Ciutadella de Barcelona, onde fica o parlamento da Catalunha, local provável para a declaração unilateral de independência da região, está encerrado e assim manter-se-á durante todo o dia por razões de segurança.

O presidente do governo autónomo irá marcar presença às 18h (às 17h em Lisboa) no parlamento para se pronunciar sobre os resultados do referendo – suspenso pelo Tribunal Constitucional – no qual o sim obteve cerca de 90%, sendo provável que Carles Puidgemont proclame a independência da Catalunha, de forma unilateral.

O parque junto ao parlamento catalão tem já várias viaturas policiais dos Mossos d'Esquadra estacionadas nas entradas

Fontes policiais, citadas pela agência de notícias espanhola EFE, adiantam que o parque foi encerrado para garantir a segurança, após um grupo de pessoas ter forçado o acesso à Ciutadella de Barcelona, durante a manifestação a favor da unidade no domingo.

Em resposta ao encerramento, a Assembleia Nacional Catalã anunciou que a concentração de apoiantes da declaração de independência foi transferida para o Paseo de Lluis Companys, nas imediações do Parlamento e junto ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Entretanto, a Polícia Nacional já recebeu ordens judiciais para assegurar a vigilância e segurança do edifício do tribunal.