Barraqueiro ganha concurso para Metro do Porto

O critério único para seleção do vencedor era “o preço mais baixo”.

A Barraqueiro ganhou o concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede do Metro do Porto no período 2018-2025 ao apresentar a proposta mais vantajosa. A Barraqueiro disputou a corrida com mais cinco empresas: Avanza, Mota-Engil, DST, Neopul e Transdev.

Recorde-se que, o valor de referência do concurso para esta subconcessão da operação e manutenção da rede do metro por sete anos era de 221 milhões de euros e o critério único para seleção do vencedor era “o preço mais baixo”.

Cabe agora à Barraqueiro assegurar a operação do metro, que inclui a segurança e apoio aos clientes, bem como as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos e do sistema de bilhética.

A operação da Metro do Porto está concessionada desde 2010 à ViaPorto (formada pela Barraqueiro, Arriva, Keolis e Manvia) e o contrato cessa em abril de 2018.

O concurso foi lançado a 23 de junho e o prazo para a entrega de propostas tinha sido definido inicialmente para 25 de setembro, mas acabou por ser adiado até ao dia 6 de outubro. Ao todo, levantaram o caderno de encargos 26 concorrentes.