Mundial2018. Check-in para uns, sonho para outros e muita desilusão

Mais de duas dezenas de seleções já podem festejar, outras ainda vão tentar a sorte na segunda e última oportunidade, os playoffs. E há ainda um terceiro pote, o das seleções que já só podem chorar sobre um Mundial falhado, por eles, claro…

23/32: neste momento estão já qualificadas 23 seleções das 32 que irão fazer parte da fase final do Campeonato do Mundo de 2018, prova que irá ser disputada em solo russo. Foi na noite e respetiva madrugada de terça-feira que chegaram as últimas novidades, noite essa que, de resto, ficou, por cá, naturalmente marcada pelo apuramento de Portugal. 

Europa: 10/14 No que à qualificação europeia diz respeito faltam apenas encontrar as restantes quatro seleções que ainda vão lutar por um bilhete para a Rússia nos playoffs – com 1.º mão agendada entre 9 e 11 de novembro e 2ª mão entre 12 e 14 de novembro. Suíça, Itália, Dinamarca, Croácia, Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e Irlanda foram os segundos melhores classificados dos respetivos grupos e são as seleções que vão tentar ocupar as últimas vagas na derradeira oportunidade de chegar ao Mundial. Em sentido inverso, destaque para a eliminação da Holanda, que apesar de ter terminado com os mesmos pontos que os suecos não conseguiu anular a desvantagem nos golos, tendo terminado em 3.º lugar do grupo. O afastamento da Laranja Mecânica da competição mundial acabou mesmo por ser a maior surpresa na fase de qualificação europeia.

CONMEBOL: 4/4 ou 4/5 Entre as seleções que já têm lugar marcado no avião com destino à Rússia encontram-se o Brasil, o Uruguai, a Argentina e a Colômbia. Nada de anormal no apuramento das várias seleções da América do Sul, à excepção do ponto final no sonho do Chile – já lá vamos – e da forma como a Argentina de Lionel Messi precisou de sofrer para atingir o feito. Apesar de ter ganho o último desafio com o Equador (3-1), com um hat-trick do suspeito do costume (ai se não houvesse Messi!!), a turma do avançado blaugrana foi apenas a terceira classificada, beneficiando ainda do empate da Colômbia (quarta classificada com menos um ponto que o Brasil e última seleção apurada) frente ao Perú. Um empate que, de resto, permitiria sempre a passagem dos argentinos mesmo que Neymar e companhia acedessem aos pedidos de várias manifestações. Dada a conhecida rivalidade entre Brasil e Argentina, muitos foram os adeptos cariocas que pediram para a seleção brasileira sair derrotada do jogo com o Chile com um simples objetivo: deixar de fora do Mundial a Argentina.

Chamado à conversa, momento oportuno para regressar ao maior vencido deste lote: o Chile. Sem acesso ao playoff, depois de terminar no sexto lugar, o vencedor da Copa América será a grande ausência, entre as seleções da América do Sul, no Campeonato do Mundo. Já o Peru irá defrontar a Nova Zelândia, seleção campeã da Oceania, no playoff, marcado para dia 8 e 15 de novembro, na 1.º e 2.º mão, respetivamente. 

Ásia: 4/4 ou 4/5 e américa do norte: 3/3 ou 3/4 Com o apuramento do Irão, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita na AFC e a qualificação do México, da Costa Rica e do Panamá – o primeiro apuramento da história da seleção – na CONCACAF, o playoff intercontinental, que vai encontrar mais duas seleções para a fase final da prova mundial, ditou que no mesmo dia em que a Nova Zelândia recebe o Peru, como já foi acima referido, a Austrália, seleção repescada da zona asiática, irá visitar as Honduras, quarta classificada da CONCACAF. A contrastar com o feito inédito alcançado pelo Panamá estão os Estados Unidos da América. Os EUA ditaram a sua sentença após terem saído derrotados do reduto da seleção de Trindade e Tobago, conjunto que estava eliminado da prova ainda antes do encontro… 

CAF: 2/5 Nas seleções que integram a Confederação Africana de Futebol (CAF) estão já encontrados dois dos cinco conjuntos que vão marcar presença na Rússia. São eles a Nigéria e o Egito, as duas seleções que a uma jornada do fim da fase de qualificação já garantiram a liderança dos respetivos grupos. Sem o famoso playoff para as ‘repescagens’, por decidir estão ainda os vencedores dos grupos A, C e D, que, posteriormente, se juntam às seleções já mencionadas. Nesta corrida pela liderança estão ainda 8 seleções: a Tunísia e República do Congo, no grupo A, Marrocos e Costa do Marfim, no grupo C, Senegal, África do Sul, Burkina Faso e Cabo Verde, no Grupo D.

Contagem decrescente O campeonato do Mundo arranca daqui a cerca de 8 meses, mais precisamente a 14 junho de 2018 e tem a duração de um mês. A final está agendada para um domingo, dia 15 julho. Antes de aterrar, será em Moscovo que será conhecido o sorteio da fase final do Mundial, marcado para o primeiro dia do mês de Natal: a 1 de dezembro, dia em que Portugal, e as restantes seleções, ficará a conhecer os seus adversários.