IRS vai baixar e abranger quem tem salários até 3200 por mês

A ideia inicial era conseguir baixar o IRS para as famílias com menos rendimentos, mas as alterações vão abranger um maior número de portugueses do que estava previsto. 

Segundo as contas da PwC, a descida de IRS no próximo ano vai englobar salários brutos até aos cerca de 3200 euros. Além disso, os contribuintes portugueses passam a beneficiar do fim da sobretaxa.

Na base das negociações que foram feitas com o PCP e com o Bloco de Esquerda esteve sempre a previsão de que seria um alívio progressivo, a beneficiar mais quem tem menos rendimentos. No entanto, acaba por ser chegar ao bolso de mais pessoas porque apanha ainda parte dos contribuintes do penúltimo escalão. A descida de IRS prevista no Orçamento de Estado para 2018 justifica-se com o facto de serem introduzidos mais dois escalões – passam a ser sete – e assim afeta também quem conta com rendimentos mais elevados.

Segundo as contas feitas pela PwC, alguém com um salário bruto de 1000 euros mensais, que está agora no segundo escalão, irá sentir um alívio na ordem dos 8,4% no IRS anual. Já tendo em conta um salário de 1500, os benefícios colhidos estarão na ordem dos 5%.

Segundo os cálculos feitos pela consultora, a redução do IRS vai sendo cada vez menos acentuada até chegarmos aos 3200 euros. É a partir deste patamar que os contribuintes nem ganham nem perdem em relação a este ano.