Furacão Ophelia a 995 quilómetros dos Açores

O arquipélago está sob aviso amarelo e laranja

Na madrugada desta sexta-feira, o furacão Ophelia subiu para categoria 2 e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago dos Açores, devido à previsão de chuva, trovoada, vento forte e agitação marítima, provocados pela passagem do furacão.

De acordo com o IPMA estão previstas rajadas de vento forte nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores, para além de “precipitação forte e vento com força de tempestade tropical”. Assim, estas ilhas estão sob aviso laranja por causa do vento e aviso amarelo devido à agitação marítima, que entram em vigor a partir das 12h de sábado e se mantêm até às 6h de domingo (horas locais, mais uma hora em Lisboa).

Prevê-se um agravamento do estado do tempo, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e ondas que podem chegar a seis metros de altura.

O furacão, por volta das 9 horas da manhã locais (mais uma em Lisboa) desta sexta-feira, encontrava-se a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, dirigindo-se para o arquipélago, segundo o IPMA.