Ex-embaixador dos EUA em Portugal no Novo Banco

Sherman ficou conhecido em Portugal por ter sido adepto da Selecção Nacional de Futebol durante o Europeu de 2016 . Já António Ramalho deverá manter-se como presidente executivo. 

O fundo Lone Star já escolheu os membros do novo Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco e, entre eles, estará Robert Sherman, até janeiro passado o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, revelou o ECO junto de fontes que estão a acompanhar o processo.

O novo conselho, composto na integra por estrangeiros, será liderado pelo Byron Haynes – juntando-se também  Donald Quintin, Benjamin Dickgiesser e Kambiz Nourbakhsh – , enquanto António Ramalho vai manter-se como presidente executivo.

A escolha de Sherman, advogado de profissão, é uma surpresa e aguarda a aprovação da Autoridade de Supervisão Europeia, que valida os nomes de todos os administradores de bancos europeus, revela o site.

Sherman ficou conhecido em Portugal por ter sido adepto da Selecção Nacional de Futebol durante o Europeu de 2016 que haveria de dar a vitória a Portugal, colocando nas redes sociais vários vídeos de apoio à equipa das quinas.

Ainda esta semana, a Comissão Europeia (CE) aprovou, ao abrigo das regras europeias em matéria de auxílios estatais, a venda do Novo Banco à Lone Star.

Um comunicado da CE refere que foram avaliadas três questões em relação à ajuda estatal: “a concorrência no processo de venda do banco de transição”; os “planos das autoridades portuguesas para cederem uma garantia estatal que permita concluir a resolução do Banco Espírito Santo e a venda do banco de transição” e a “viabilidade da entidade que resulta da venda do banco”.