Marcelo diz que Portugal aguarda que Governo retire consequências de Pedrógão

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se hoje a Pedrógão Grande onde disse que Portugal aguarda “as consequências que o Governo irá retirar” do incêndio na região Centro no qual morreram 64 pessoas.

Marcelo esteve presente no primeiro Encontro para a Autoproteção e Resiliência das Populações, organizado pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG).

No encontro estavam cerca de 200 pessoas que aplaudiram o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa disse que “Portugal aguarda com legítima expectativa as consequências que o Governo irá retirar de uma tragédia sem precedentes na nossa história democrática".

As declarações de Marcelo surgiram no seguimento do anúncio de António Costa relativamente “a uma reflexão ponderada e exaustiva baseada no teor do relatório" da Comissão Técnica Independente, divulgado e apresentado à Assembleia da República, na quinta-feira.

No documento, com quase 300 páginas, os peritos reconhecem que houve falhas no comando da proteção civil e que faltou dar instruções à população sobre a melhor forma de agir.

A comissão concluiu ainda que nas primeiras horas, deveriam ter sido dadas ordens para retirar as pessoas das aldeias em torno de Pedrógão Grande.