Combustíveis. Há boas e más notícias

Vai haver mudanças nos preços dos combustíveis esta semana, apesar de ser em sentidos opostos. 

A gasolina fica mais cara enquanto o preço médio do litro de gasóleo vai descer. No entanto, a variação não vai ultrapassar um cêntimo em ambos os casos. Fontes ligadas ao setor dizem que nos postos de marca branca o preço da gasolina vai manter-se.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 6ª posição entre os países do espaço comunitário. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Bruxelas não vai investigar preço dos combustíveis

A Comissão Europeia fez saber recentemente que não vai investigar o preço dos combustíveis em Portugal. “Concretamente sobre Portugal, a mera divergência de preços a nível regional, nacional e internacional não é suficiente para provar a existência de comportamento anticoncorrencial e justificar o início de uma investigação pela Comissão”, afirmou o porta-voz.

Recorde-se que, no final de julho, o governo pediu uma investigação aos preços dos combustíveis praticados nos postos de combustível nacionais e aos preços de referência dos combustíveis na EU, mas Bruxelas diz que não vê razões para avançar, pelo menos por enquanto.