Marcelo diz que não vai ao terreno por indicação da comissão técnica

O Presidente da República disse não querer criar dificuldades de combate ao fogo, “tal como tal foi o entendimento da comissão técnica independente”.

Em declarações à SIC, ao telefone, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a “palavra de hoje é de apoio, solidariedade e só não foi presença física porque seria uma dispersão impossível e não queria com essa presença criar alguma dificuldade de combate ao fogo, tal foi o entendimento da comissão técnica independente”.

O relatório dos peritos, entregue na quinta-feira ao parlamento, considerou que o excesso de aparato no posto de comando perturbou as operações em Pedrógão Grande. Recorde-se que Marcelo, naquela madrugada de domingo, foi das primeiras individualidades a chegar. “O comando e coordenação da operação era obrigado a intervalar o seu trabalho para realizar briefings às diferentes autoridades e entidades que ali se deslocaram. A presença continuada de altas autoridades, que aguardam pelas suas explicações, perturba naturalmente os trabalhos de comando”, declararam os peritos.