Produção de petróleo da Galp cresceu 29,9% no terceiro trimestre

Este resultado deve-se ao aumento da produção no Brasil.

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2016, evolução principalmente baseada no aumento de 35,2% nas unidades no Brasil. Já a atividade da empresa portuguesa em Angola registou uma quebra de 23,2% na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado, revelam os dados da petrolífera.

Segundo a nota enviada à Comissão de Mercados e Valores Mobiliário (CMVM), "a produção 'net entitlement' aumenta 29,2% face ao trimestre homólogo”.

Este resultado deve-se ao aumento da produção no Brasil, destacando-se o maior contributo da sexta unidade de produção flutuante (FPSO) do projeto Lula-Iracema, Cidade de Saquarema, que entrou em produção em julho de 2016 e se encontra atualmente a produzir à sua capacidade máxima.

A produção 'net entitlement' é a mais relevante para as contas da empresa, uma vez que tem impacto integral nos resultados da Galp, após o pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam, e totalizou 92,4 mil barris por dia no terceiro trimestre.

Na comparação com o segundo trimestre, a produção 'net entitlement' aumentou 4,9%, com as unidades do Brasil a apresentarem uma subida de 6,0% e as angolanas uma descida de 9,8%.

Já a produção total ('working interest') antes do pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam aumenta 27,7% em termos homólogos e fixa-se nos 94,6 mil barris/dia, dos quais 82,8 mil barris corresponderam a produção de petróleo (e o restante a gás natural).

Segundo a informação da empresa, as matérias-primas processadas aumentaram 0,9% face ao período homólogo, enquanto as vendas de produtos refinados recuperaram 5,1% e as vendas a clientes diretos aumentam 5,2%, suportadas sobretudo na maior atividade económica registada na Península Ibérica.

As vendas de gás natural diminuíram 1,9% face ao período homólogo devido à quebra das vendas nos mercados internacionais.