Governo não divulga hoje segundo relatório de Pedrógão

É entregue hoje o relatório pedido pelo Ministério da Administração Interna ao especialista de incêndios Domingos Xavier Viegas que analisa os procedimentos que foram tomados no fogo de Pedrógão. Executivo não vai divulgar documento antes de o ler   

O governo não vai divulgar hoje o segundo relatório que analisa os procedimentos adoptados no combate às chamas de Pedrógão Grande.

O relatório foi pedido pelo Ministério da Administração Interna a Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, e vai ser entregue hoje à tarde ao governo pelo perito.

No entanto, o MAI disse ao i que a divulgação do documento só vai acontecer depois de a ministra Constança Urbano de Sousa ler o relatório, sendo que, nesta altura a prioridade é o combate aos incêndios que já roubaram a vida a 29 pessoas.

Este é o segundo relatório sobre o incêndio de Pedrógão que é redigido por peritos independentes. Na passada 6ª feira foi entregue no parlamento um documento sobre o mesmo incêndio que arrasou com os procedimentos e resposta dada pela Proteção Civil.

Críticas a que o governo não foi imune sendo questionadas pelo documento algumas das decisões do MAI como a não antecipação da fase Charlie.

O governo vai analisar os dois relatórios no próximo sábado num conselho de ministros extraordinário.