Incêndios na Califórnia continuam a lavrar

Ao fim de uma semana de combate a vários fogos florestais no norte da Califórnia, os bombeiros começam a fazer alguns progressos na contenção das chamas que já deixaram pelo menos 40 mortos e destruíram quase 6000 infraestruturas. 

Mas as autoridades já avisaram que os fogos florestais mais mortíferos da História daquele Estado norte-americano estão longe de estar extintos.

Com os ventos a acalmar e os incêndios controlados em algumas zonas, perto de um quarto das 100 mil pessoas que tinham sido obrigadas a deixar as suas casas foram autorizadas a regressar. Mais de 75 mil ainda não o podem fazer. 

No norte da Califórnia há mais de 11 mil bombeiros a combater 15 incêndios – há uma semana eram 21 e quase 40500 hectares de terreno foram consumidos pelas chamas nos condados de Sonoma, Napa e Mendocino.

Só o incêndio de Tubbs queimou mais de 18000 hectares e matou 18 pessoas. As autoridades consideram que 60% do fogo está dominado. Já o Incêndio do Atlas, que está dominado a 65%, consumiu mais de 20000 hectares, destruindo casas e adegas a nordeste da cidade de Napa.

“No cômputo geral, estamos um pouco mais otimistas, afirmou o vice-responsável do Departamento de Florestação e Proteção de Incêndios da Califórnia (Cal Fire). “Mas estamos muito cautelosos em relação a isso. Ainda há muitos fogos ativos”, acrescentou Bret Gouvea em conferência de imprensa na madrugada de ontem.

Mais de 200 pessoas estão dadas como desaparecidas e a expetativa é que o número de mortos aumente, à medida que as equipas de resgate forem fazendo o rescaldo do fogo.

Os custos, apenas no condado de Sonoma, estão estimados em 3 mil milhões de dólares (2,55 mil milhões de euros).