Governo chega a acordo com enfermeiros

Governo anunciou hoje o fim das negociações

Após um longo período de negociações, o Governo anunciou esta segunda-feira que já chegou a um acordo com os sindicatos dos enfermeiros.

Segundo o comunicado, em 2018 será iniciado “um processo de revisão da carreira de enfermagem que culminará com a sua reestruturação consensualizada até ao fim do primeiro semestre”.

Outra das medidas acordadas é a “reposição dos valores das horas incómodas/ de qualidade, reduzidos para 50% pelo Governo anterior, a partir de 01 de janeiro do próximo ano”.

Os enfermeiros que trabalhem em contrato individual de trabalho passarão a ter um regime de 35 horas, “seguindo o princípio de salário igual / trabalho igual”, que entrará em vigo a partir de dia 1 de julho de 2018. Por fim, será ainda criado “um suplemento de função transitório e até à revisão da carreira, de 150€ mensais para os enfermeiros especialistas em efetivo desempenho das respetivas competências”.

Depois de um longo período de negociações o Governo anunciou finalmente o retorno da tranquilidade “para que os serviços funcionem dentro dos padrões da ética e qualidade indispensáveis para garantir aos cidadãos em geral e aos doentes em particular os mais elevados níveis de prestação de cuidados de saúde”.