Número de mortos nos incêndios sobe para 38. Sete pessoas continuam desaparecidas

No último balanço sobre a situação dos incêndios que lavram desde ontem por todo o país, a adjunta da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, atualizou para 36 o número de mortos. RTP já dá conta de 38 vítimas mortais.

De acordo com o briefing realizado hoje, pelas 19h30, há ainda 47 ocorrências, 26 com "importância elevada", e que têm sido acompanhadas com mais atenção por parte da Proteção Civil.

Segundo este último balanço da proteção civil, o número de feridos aumentou para 63, 16 deles encontram-se em estado grave e há, pelo menos, 36 vítimas mortais registadas. Continuam desaparecidas sete pessoas. Entretanto, a RTP dá já notícia de que subiu para 38 o número de mortos.

No terreno, e de acordo com as ocorrências mais significativas, há 3568 operacionais, e um meio aéreo em operação.

O incêndio no distrito de Coimbra, que envolve 720 operacionais, é o que no momento tem uma maior concentração de meios, e o que mais preocupa.

Patrícia Gaspar referiu ainda o que já tinha sido noticiado, há dois reforços a chegarem de Itália, e que irão “integrar o nosso dispositivo”.

O estado de alerta vermelho, ativado ontem, vai manter-se o resto da noite e até ao dia de amanhã, até às 20h00, pois não seria “prudente baixar o nível”.

Recorde-se que há 21 planos municipais de emergência ativos.