“Vão de férias”. Convocada manifestação para hoje em Belém contra a incompetência e inação

Dois movimentos no Facebook estão a mobilizar protesto civil e apartidário para as 19h30 em Belém

Está a ser convocada nas redes sociais uma manifestação para esta tarde, pelas 19h30, junto à residência oficial do Presidente da República em Belém. A iniciativa está a ser mobilizada em duas páginas distintas no Facebook, mas os protestos estão marcados para a mesma hora e local.

Um dos eventos tem como mote a expressão "vão de férias" e apresenta-se como protesto civil e apartidário "contra a incompetência e desresponsabilização política".

O outro evento tem o nome "Todos a Belém". "Vamos fazer sentir com a nossa presença a repulsa pelo que está a ocorrer e disso dar conta ao Presidente com a nossa presença. Chega de inação".

A já icónica fotografia do bombeiro Hélio Madeiras, de Vieira de Leiria, é usada numa das páginas. Hélio Madeiras, de 36 anos e 19 anos de experiência como bombeiro, captou o fogo a aproximar-se de Vieira de Leiria na tarde de domingo, eram 18 horas. Ontem, Hélio continuava no combate aos fogos. Faz parte da Força Especial de Bombeiros e fez a fotografia que viria a ser partilhada pela ONU antes de ser mobilizado.

Para o fim-de-semana estão convocadas manifestações silenciosas em Lisboa, Porto e Castelo Branco. "Basta de passividade. Manifestação para que as medidas de prevenção de combate a incêndios sejam realmente executadas. Vamos à luta por um planeamento de defesa e protecção florestal", dizem os dinamizadores da página do Porto. Em Lisboa, a concentração está a ser mobilizada pelo actor, Rui Pêgo, filho de Júlia Pinheiro.