Estes alimentos ajudam a retardar o envelhecimento

Há vários alimentos que são benéficos para a saúde, e que além disso ajudam a atrasar o envelhecimento. O primeiro passo é apostar (e muito) na fruta e nos vegetais.

De acordo com um site norte-americano, estes são os seis alimentos que não devem faltar em casa de ninguém, se quer ter uma vida saudável e um aspeto mais jovem durante mais anos.

1. Tomates

Contêm um antioxidante chamada licopeno. Este combate os radicais livres (moléculas que destroem as células boas e o nosso sistema imunitário. Assim, o tomate ajuda a prevenir vários cancros e o aparecimento de outras doenças.

2. Couve

Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina K, que ajuda a prevenir doenças cardíacas e a osteoporose. Para além disso, a couve contém muitas fibras, que ajudam a baixar a pressão arterial e a equilibrar os níveis de colesterol.

3. Beringela

 A cor viva da pele deste vegetal deve-se à presença de um antioxidante chamado Nasunin. Este nutriente ajuda a combater a propagação de células cancerígenas. Existem estudos que sugerem que este nutriente atrasa o desenvolvimento da doença de Alzheimer, lê-se no site acima referido.

4. Pimentos vermelhos

Este vegetal possui grandes quantidades de vitamina C – que ajuda a produzir glóbulos brancos, que combatem germes e bactérias que invadem o nosso sistema imunitário. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirma que as pessoas que fazem uma dieta rica em vitamina C têm menos rugas (provavelmente devido à produção de colagénio, que ajuda a ter uma pele firme).

5. Amoras

Possuem vários antioxidantes que bloqueiam as enzimas que formam coágulos sanguíneos, diminuindo o risco de ataques cardíacos ou de enfartes, explica um estudo da Harvard Medical School.

6. Couves de Bruxelas

O enxofre, componente químico existente nestes vegetais, ajuda a bloquear as enzimas que ajudam no crescimento dos tumores. Para além disso, um estudo publicado em 2012 mostra que este composto químico ajuda a prevenir casos de artrite reumatóide.