Antigo comandante da Proteção Civil terá desviado meios dos incêndios

O comandante demitiu-se na sequência da polémica relacionada com as equivalências na sua licenciatura

Rui Esteves, antigo Comandante Operacional da Proteção Civil terá desviado meios do grande incêndio de Mação, em julho.

A notícia foi avançada esta terça-feira pela TSF, que teve acesso ao documento que compila a atuação das autoridades nos incêndios e que o Ministério da Administração Interna encaminhou para Vasco Estrela, presidente da autarquia de Mação. E foi o autarca que levantou as suspeitas de que teria havido um desvio dos meios nos incêndios, levando a um impacto negativo no combate às chamas. 

De acordo com a TSF, o Comandante retirou o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais vindo de Aveiro do cenário de operações e o desvio de meios aconteceu na altura em que as chamas estavam ativas há cerca de 20 horas, num dia devastador para o concelho. Rui Esteves defendeu-se dizendo que a decisão de retirar os meios foi tomada antes de o fogo fugir do controlo.

Vasco Estrela enviou uma queixa à Inspeção-Geral da Administração Interna que passará a investigar a ação do ex-comadante.

Recorde-se que o comandante demitiu-se do cargo, na sequência da polémica relacionada com as equivalências na sua licenciatura.

Arderam 18 mil hectares em Mação, incluindo 15 casas habitadas. As chamas atingiram 50 localidades e obrigaram à evacuação de 200 pessoas.