TAP. Neeleman admite que Fernando Pinto pode deixar de ser CEO

David Neeleman, empresário que integra o consórcio Atlantic Gateway, deixa claro que não põe de parte a substituição de Fernando Pinto como CEO da TAP.

“Fernando Pinto é uma figura aqui na TAP. Da maneira que ele quer ficar aqui, vai sempre ter um lugar. Sempre precisamos da sabedoria e do conhecimento dele”, afirmou o empresário, esclarecendo que a permanência enquanto CEO da transportadora nacional é um assunto que tem de ser discutido entre os acionistas. Ou seja, fica claro que Fernando Pinto tem espaço na TAP, o que não significa que esse espaço continue a ser na presidência executiva.

As declarações de David Neeleman acontecem depois de Fernando Pinto ter rejeitado a ideia de que estaria de saída da TAP. “A empresa vai continuar a crescer, não tenho dúvida nenhuma disso, e em breve iremos ter novidades, como também posso dizer que em breve não irei sair”, esclareceu no início de outubro.

A posição de Fernando Pinto foi tomada depois de uma notícia do SOL dar conta de que Fernando Pinto está à beira de passar o testemunho.

Fernando Pinto entrou para a TAP em outubro de 2000 e tinha um objetivo concreto: Era preciso reparar a empresa para a privatização. Depois disso, foram necessários dez anos para o presidente da companhia aérea nacional fazer saber que tinha informado o governo de que pretendia deixar a liderança da transportadora. No entanto, ainda não tinha, afinal, chegado a hora. E manteve-se.

Agora, são cada vez mais os sinais na companhia nacional de que desta vez é que é: Fernando Pinto estará finalmente de saída da presidência executiva da companhia aérea. O próprio CEO da empresa já tinha feito saber, em junho deste ano, que cumpriu “a missão” que o trouxe a Portugal. Quando questionado sobre o seu futuro na nova administração, Fernando Pinto deixou claro que o cargo de CEO “depende totalmente dos acionistas”. Recorde-se que Miguel Frasquilho, ex-presidente do AICEP, foi anunciado como novo presidente do Conselho de Administração e como vogais ficaram Lacerda Machado e Ana Pinho. Mas, entretanto, entrou também para o conselho de administração o ex-CEO da Azul Antonoalvo Neves, que todos apontam como preferido dos acionistas (é homem de confiança de Neeleman) para suceder a Pinto como presidente executivo.

Dívidas da TAP De acordo com o empresário, em novembro do próximo ano, a dívida de 600 milhões de euros da TAP vai começar a ser abatida, através de um plano que implica o pagamento de 10 milhões mensais.

“Temos de baixar custos e ser mais eficientes. Há um plano e vamos fazer”, acrescentou David Neeleman.

Recorde-se que com a reversão da privatização da companhia aérea portuguesa foram injetados mais de 330 milhões de euros e assumida uma dívida no valor de 600 milhões, “principalmente a bancos portugueses”.