Macron defende criação de proteção civil europeia

Líder francês lembrou incêndios ocorridos em Portugal antes do Conselho Europeu

À chegada ao Conselho Europeu, em Bruxelas, Emmanuel Macron dedicou algumas palavras de solidariedade para Portugal, na sequência dos incêndios mortais do passado fim de semana. O presidente francês aproveitou a ocasião para apelar à necessidade de criação de uma unidade de proteção civil a nível europeu, que possa atuar em momentos de crise.

“É preciso uma Europa que se empenhe ao lado de Portugal e, na sequência destes acontecimentos, espero que haja apoio para uma Força Europeia de Proteção Civil”, defendeu Macron, citado pela Lusa.

A cimeira de líderes dos 28 Estados-membros da UE continua durante o dia de amanhã, e serve, em grande medida, para se debaterem os (poucos) resultados das negociações entre o representantes europeus e britânicos, no que toca ao processo de saída do Reino Unido do clube europeu.

Esta quinta-feira à tarde a chanceler alemã Angela Merkel lembrou que os progressos verificados “ainda não são suficientes para uma segunda fase”, mas disse que há sinais “encorajadores” para se alcançar essa etapa em dezembro. Já a primeira-ministra Theresa May destacou a “urgência” de Londres em “alcançar um acordo sobre os direitos dos cidadãos europeus” a residir em solo britânico e prometeu um “plano ambicioso” para as próximas semanas.

Para além das negociações sobre o Brexit – e do elefante na sala protagonizado pela questão catalã –, na agenda dos líderes europeus estão ainda temas relacionados com as políticas migratórias europeias, com o combate ao terrorismo, com o afastamento cada vez maior da Turquia e com a nova estratégia comercial que Macron quer implementar na Europa.