Pesca da sardinha em risco já no próximo ano

Parecer científico diz que pesca deverá ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha face à redução acentuada do stock na última década.

A pesca da sardinha deverá ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha. O alerta é feito pelo parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) que chama a atenção para a redução acentuada do stock na última década. «Deve haver zero capturas em 2018», recomenda o ICES, entidade científica consultada pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca.

Segundo aquele organismo, o stock de sardinha tem vindo a decrescer de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016. No entanto, aponta para vários cenários de capturas, estabelecendo como limite 24.650 toneladas. Face a estes números, o parecer reconhece que a avaliação do desenvolvimento do stock «é ligeiramente mais pessimista» do que as anteriores, pela estimativa de decréscimo.

Já em 2016, o organismo recomendava que Portugal devia parar por completo a pesca da sardinha durante um período mínimo de 15 anos para que o stock de sardinha regresse a níveis aceitáveis. Mas Portugal e Espanha rejeitaram o cenário de proibição e acordaram fixar em 23 mil toneladas o limite de capturas anual.