IPMA: risco de incêndio sobe no fim de semana em particular no Algarve

Período crítico foi estendido até ao final do mês, é proibido fazer fogueiras e queimadas

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para uma subida do risco de incêndio no fim de semana. Apesar de não haver qualquer comunicado remetido à redação, nem pelo IPMA nem pela Proteção Civil, as previsões disponíveis no site do organismo mostram que esta sexta-feira praticamente todo o território surge pintado de verde, o que aponta para risco reduzido de incêndio.

Mas amanhã e domingo, a situação vai alterar-se com a dissipação dos aguaceiros e subida das temperaturas.

Sábado, prevê-se risco moderado de incêndio em 24 concelhos e elevado em cinco concelhos, sendo que estes se concentram todos no sota-vento algarvio. O risco será elevado em Castro Marim, Alcoutim, Tavira, S. Brás e Loulé. 

No domingo, o Interior do país surge praticamente todo com risco moderado de incêndio, sendo que nos concelhos algarvios o risco passa a ser “muito elevado”. Há também novos concelhos em risco elevado na região centro, é o caso de Gavião, Marvão, Mação e Vila Velha de Ródão.

Este ano as regiões Centro e Norte foram as mais fustigadas pelo fogo, que vitimou 107 pessoas. Não houve registo de incêndios de grande dimensão no Algarve.

O período crítico de incêndios foi prolongado até ao final do mês. É proibido fazer queimadas ou lançar foguetes.

Pode consultar os avisos sobre risco de incêndio no site do IPMA.