Liga Europa. Adepto com criança ao colo agride Anthony Lopes | Vídeo

Everton já anunciou ter identificado e banido para sempre o indivíduo em causa

O encontro da Liga Europa desta quinta-feira entre Everton e Lyon, ganho pela equipa francesa por 2-1, ficou marcado pelo desentendimento entre jogadores das duas equipas à passagem dos 60 minutos. Curiosamente, foi um português, Anthony Lopes, a estar no centro de toda a polémica.

O guardião luso, que fez uma excelente exibição, reagiu mal após ser empurrado para fora do campo por Ashley Williams, central e capitão do Everton. Rapidamente o cenário se descontrolou, com jogadores das duas equipas a envolverem-se em confronto, mas o mais curioso foi mesmo um adepto do Everton aproximar-se dos placards publicitários e tentar socar Anthony Lopes… mesmo tendo uma criança ao colo.

O insólito incidente chocou a generalidade dos britânicos. Phil Neville, antiga lenda dos toffees, rapidamente afirmou que o indivíduo em causa devia ser "banido para sempre" do futebol. E o clube seguiu o conselho do antigo lateral: já esta sexta-feira, anunciou ter identificado e banido o referido adepto, tendo ainda feito queixa do mesmo à polícia. Já a UEFA, enquanto aguarda os relatórios dos árbitros e demais responsáveis, abriu um procedimento ao clube inglês – na nota divulgada no site oficial, fala mesmo em "agressões de adeptos a jogadores". Recorde-se que o Everton já foi multado pela UEFA no mês passado, devido a problemas com o público na receção ao Hajduk Split, em agosto, ainda no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

O jogo em si foi bastante interessante, bem disputado e com várias oportunidades de golo junto das duas balizas. De penálti, Fekir abriu a contagem para o Lyon logo aos seis minutos, mas Ashley Williams viria a empatar aos 69', pouco depois da confusão iniciada por si. Bertrand Traoré, que havia sido amarelado juntamente com Williams após toda a confusão, acabou por dar a vitória aos franceses aos 75', num golo belíssimo de calcanhar.

O Lyon ocupa agora o segundo lugar do grupo E, com cinco pontos. Na frente vão os italianos da Atalanta, que receberam e bateram o Apollon por 3-1, com Bruno Vale e João Pedro a cumprirem os 90' no conjunto cipriota – cujo golo foi apontado pelo ex-Boavista Schembri. O Apollon tem dois pontos, mas ainda assim está à frente do Everton, último com apenas um ponto.