Afeganistão. Dois atentados à bomba matam mais de 70 pessoas

Não é certo que os dois ataques estejam ligados. Um bombista suicida fez-se explodir numa mesquita xiita à hora das preces de sexta-feira. 

Duas mesquitas afegãs foram atingidas na noite desta sexta-feira por dois bombistas suicidas, que mataram pelo menos 72 pessoas, segundo as últimas notícias das autoridades locais. Uma das mesquitas era xiita e outra era sunita e não é certo que os ataques tenham sido coordenados.

Um dos bombistas atingiu uma mesquita em Cabul durante as preces de sexta-feira. Só nesse local, a mesquita xiita de Imam Zaman, no bairro oeste de Dasht-e-Barchi, morreram 39 pessoas, incluindo várias crianças. O ataque insere-se nos últimos meses de grande violência contra a comunidade xiita. 

O outro atentado deu-se fora da capital afegã, na província de Ghor e numa mesquita sunita, onde um bombista também atingiu as preces de sexta-feira numa mesquita xiita. Este segundo atacante parece ter querido atingir um líder do partido Jamiat, segundo o governador local.

Ao início da noite (em Portugal Continental), ainda nenhum grupo reivindicara a autoria de qualquer um dos ataques. As suspeitas sobre o bombista de Cabul, porém, recaíam sobre o Estado Islâmico, cujo satélite afegão vem ganhando força à medida que o território da organização cai na Síria e Iraque.

Nos últimos meses, o grupo extremista reforçou os atentados à bomba no Afeganistão, dando azo à sua guerra sectária contra xiitas. Outros grupos terroristas sunitas, como os Taliban, por exemplo, tendem a não atingir muçulmanos e os locais sagrados do islão.