Catalunha. Dezenas de milhares em manifesto em Barcelona contra decisão de Madrid

Esta tarde, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se em Barcelona, contra a decisão do Governo de intervir na Catalunha, pela libertação dos dois líderes da região, que foram presos por suspeitas de sedição

Catalunha. Dezenas de milhares em manifesto em Barcelona contra decisão de Madrid

O presidente do Governo, Carles Puigdemont, e todos os membros do seu executivo estiveram reunidos na concentração, com o lema ‘Em defesa dos direitos e liberdades”.

Na manifestação gritaram-se palavras de ordem, a pedir pela ‘independência’ e a ‘liberdade’ da Catalunha. Havia bandeiras e cartazes a condenar tudo aquilo que as pessoas consideram ser uma atitude que vai contra os democráticos madrilenos.

A manifestação tinha o objetivo de pedir a libertação dos líderes das associações ANC – Assembleia Nacional Catalã – e Òmnium Cultural. Ambas as associações defendem a independência da Catalunha.

Recorde-se que Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram presos esta segunda-feira, depois de o Ministério Público os ter acusado de terem incitado manifestantes a atos violentos contra agentes do Estado.

Contudo, a decisão tomada esta amanhã pelo Governo espanhol, de propor a ativação do artigo 155 da Constituição de forma a repor toda a legalidade institucional da Catalunha, acabou por se alargar.

Esta noite, Carles Puigdemont fará, pelas 21h00, uma intervenção televisiva, onde vai responder à decisão de Madrid.