Mais 17 meios aéreos vão estar disponíveis no combate aos incêndios

Governo anunciou que até 31 de outubro vai haver reforço no patrulhamento e combate aos incêndios

O Ministério da Administração Interna anunciou hoje em comunicado que o ministro Eduardo Cabrita autorizou o reforço de dispositivos aéreos de combate aos incêndios. São mais 13 helicópteros ligeiros e quatro aviões médios anfíbios que vão estar disponíveis.

O reforço significa "praticamente uma duplicação do dispositivo de meios aéreos disponíveis até ao final de outubro — de 18 para 35", avança a Lusa, o que implica um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros. Para além do reforço aéreo, vão estar também disponíveis mais meios de combate: 660 elementos, 132 viaturas, 86 equipas de patrulha em todos os distritos em articulação com a GNR a PSP, e um reforço de vigilância por parte das Forças Armadas.

"A previsão de condições meteorológicas adversas e o índice de risco de incêndio florestal previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera até ao final do mês de outubro", são a razão que levou o Ministério da Administração Interna a reforçar os meios, "bem como os níveis de alerta especial determinados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil para os próximos dez dias".

Os 17 meios aéreos vão estar disponíveis até 31 de outubro nos concelhos de Vila Real, Viseu, Braga, Fafe, Alfândega da Fé, Armamar, Águeda, Guarda, Cernache, Proença-a-Nova, Pernes, Portalegre, Ourique, Grândola e Monchique.