Uma rede de centros de saúde no coração da cidade e para quem mais precisa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem uma rede de oito Unidades de Saúde e outras três extensões de saúde. Atendem a populaçãomais carenciada da cidade. No ano passado, somaram 80.500 consultas de medicina familiar e de especialidade. A oferta de cuidados primários começou em Marvila há 52 anos.

Uma rede de centros de saúde no coração da cidade e para quem mais precisa

O Serviço Nacional de Saúde ainda não existia e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa quis melhorar a resposta à população da cidade, sobretudo à mais carenciada que tinha dificuldade em ter acesso a consultas. Foi assim que surgiu, em 1965, a Unidade de Saúde Dr. José Domingos Barreiro, em Marvila. O espírito manteve-se e hoje a SCML gere oito Unidades de Saúde espalhadas pela capital e ainda três extensões. No ano passado, foram responsáveis por 80.500 consultas de medicina geral e familiar e de outras especialidade.

A Unidade de Saúde Dr. José Domingos Barreiro, em Marvila, o berço deste projeto de saúde comunitária, o mais antigo da cidade, foi inaugurada a 2 de julho de 1965 e o nome lembra a sua história. José Domingos Barreiro morreu num acidente de viação ao 24 anos de idade e o pai, conhecido empresário da zona do Poço do Bispo, doou um dos edifícios da família à Santa Casa da Misericórdia para que se criasse um local de auxílio médico aos mais necessitados, com a condição de ser sobretudo direcionado para a saúde materno-infantil. Este era um dos rostos da Santa Casa desde o início do século XX, já que foi a SCML que criou os primeiros lactários e dispensários materno-infantis da capital assim como, já nos anos 40, o Hospital Infantil de São Roque, com internamento em várias especialidades.

A unidade de Marvila acabou por ser bastante inovadora para a época, indo além dos cuidados às mães e crianças. Ainda antes da revolução dos cuidados primários pelo SNS, o que só aconteceria nos anos 70, começaram a dar passos nas consultas domiciliárias e promoção da saúde, que passa também por prevenção. Começaram por ser 30 enfermeiros que diariamente saiam à rua para chegar a quem precisava e hoje são 134 colaboradores. 

Rute Marçal, enfermeira do conselho técnico e Teresa Mendonça, médica coordenadora da unidade, revelam que, atualmente, a unidade recebe diariamente cerca de 400 utentes e presta vários tipos de cuidados. Cardiologia, oftalmologia, ginecologia, urologia, neurologia, medicina interna, oftalmologia, saúde oral com estomatologia, otorrino, pedopsiquiatria, terapia da fala, psiquiatria, psicologia, nutrição são algumas das especialidades disponíveis, a que vai juntar-se no futuro a dermatologia. 

Para ser atendido nesta ou em qualquer das outras unidades de saúde da Santa Casa, é necessário ter um cartão de de saúde, concedido após avaliação dos serviços de ação social da SMCL. Consoante o escalão, os cuidados podem ser prestados pro bono ou com um pagamento equivalente ao dos serviços públicos. 

No futuro, um dos projetos da Santa Casa passa por disponibilizar consultas a toda a população, para diversificar a oferta na cidade. Até porque têm valências ainda de difícil acesso como nutrição ou terapia da fala.  

“Fazemos um trabalho de proximidade. Apostamos no apoio ao domicílio assim como no contacto com o paciente, existindo várias equipas de médicos e enfermeiros que consoante a situação e sempre que é necessário e justificável se deslocam a casa do doente”, explica Rute Marçal, sublinhando que o trabalho exige diálogo e a construção de uma relação de confiança. “Por vezes as pessoas não lidam bem com a intrusão nas suas vidas e a última coisa que queremos é que os pacientes não se sintam confortáveis com a nossa presença”.

As restantes unidades situam-se no bairro da Boa Vista, Bairro Padre Cruz, Castelo, Vale de Alcântara, Bairro do Armador ou na Avenida da Liberdade. Existe ainda a Unidade W+, na rua Duque de Palmela, centrada numa área sensível e para a qual ainda faltam, por vezes, respostas e alternativas ao tratamento apenas com medicamentos. Disponibilizam apoio psicológico e psicoterapêutico gratuito a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica, em ambulatório ou na comunidade, investindo na prevenção de comportamentos de risco e na promoção de estilos de vida saudáveis. Um dos princípios é ajudar a superar a doença com ajudas inovadoras, como teatro terapêutico, atividades desportivas e expressões criativas.