Merril Lynch multado em quase 40 milhões de euros

O Merrill Lynch foi multado em 34,5 milhões de libras (39 milhões de euros) no Reino Unido por não informar sobre operações com derivados entre 2014 e 2016.

A Autoridade de Conduta Financeira britânica multou o banco de investimento norte-americano por tre omitido transações no valor de 68,5 milhões de libras realizadas entre 12 de fevereiro de 2014 e 6 de fevereiro de 2016.

A multa já inclui uma redução de 30%, dado que o Merrill Lynch, que faz parte do Bank of America, aceitou chegar a um acordo no início da investigação.

Esta é a primeira coima no Reino Unido em aplicação do EMIR (European Market Infrastructure Regulation). A União Europeia adoptou este regulamento após a crise financeira de 2008 com o objetivo de reforçar a supervisão e reduzir os riscos de futuras crises e a sua gravidade.

Por seu lado, o Bank of America Merrill Lynch revelou que contactou as autoridades britânicas logo a seguir a ter conhecimento das irregularidades e salientou que está "totalmente empenhado" em cumprir as normas EMIR.

Em comunicado, assegurou ainda que melhorou os procedimentos de supervisão interna e disse que "nenhum cliente foi afetado financeiramente" por esta situação.