Saúde. Daqui a 30 anos, a incapacidade vai afetar mais mulheres do que homens

Estudo do British Medical Journal baseia-se em dados de inquéritos da UE e de projeções das Nações Unidas.

Em 2047, um quarto das mulheres e um sexto dos homens europeus com idade superior a 65 anos vai sofrer de incapacidade física. A conclusão é de um estudo do British Medical Journal, publicado esta segunda-feira.

Na base do estudo estão informações de inquéritos sobre rendimentos e condições de vida realizados entre 2008 e 2014 em 26 países da União Europeia, bem como projeções sobre esperança de vida feitas pelas Nações Unidas. Também foram tidos em conta os sistemas públicos de cuidados de saúde e questões culturais ​dos países.

Segundo o referido estudo, a proporção entre homens e mulheres vai manter-se nos próximos 30 anos, com os números absolutos a aumentar "significativamente à medida que as populações europeias envelhecem", lê-se.

Para os investigadores, a tendência revelada pelo estudo “poderá exigir várias medidas para atender às necessidades de um número cada vez maior de pessoas com limitações à sua atividade, tal como alargar as infraestruturas para pessoas com deficiências nos setores público e privado, bem como na formação de médicos e cuidadores".

Entre as conclusões, o estudo revela também que, apesar de terem maior esperança de vida, mais mulheres do que homens sofrem de incapacidade grave devido a problemas de saúde prolongados.

Contudo, ambos os sexos sofrem as consequências da idade na saúde ao mesmo ritmo.