Violência doméstica. Já há dois protestos marcados contra o acórdão do adultério

Concentração no Porto está marcada para junto da antiga cadeia da Relação do Porto, onde Camilo Castelo Branco esteve preso por adultério 

Estão a ser mobilizados para esta sexta-feira dois protestos contra o acórdão da Relação do Porto que utiliza o adultério como atenuante num caso de violência doméstica.

No Porto, foi convocada nas redes sociais uma concentração para a praça em frente à antiga cadeia da Relação. Os organizadores recordam que "o juíz José Maria Queirós, titular do 1.º juízo criminal do Porto, condenou Camilo Castelo Branco por ter copulado com mulher casada e Ana Plácido por adultério. Ana Plácido foi encarcerada na Cadeia da Relação a 6 de junho de 1860". Camilo Castelo Branco também esteve detido mais de um não neste edifício. “Se na antiga Cadeia da Relação havia homens e mulheres condenados por comportamentos sexuais pouco consentâneos com a moralidade da época transposta na lei, ali ao lado, no Tribunal da Relação do Porto, 157 anos depois, lavram-se acórdãos que têm como pano de fundo apreciações pessoais sobre a moralidade das mulheres.”

Este protesto está convocado para as 18h. Para a mesma hora e também na próxima sexta-feira, a UMAR, que trabalha com vítimas de violência doméstica, está a dinamizar um protesto para a Praça da Figueira, em Lisboa. A concentração é organizada por esta esta associação e pelo movimento feminista POR TODAS NÓS.