Itália. Diário de Anne Frank vai ser lido antes dos jogos

Medida tomada pela Federação italiana para combater a crescente onda de cânticos anti-semitas dos adeptos da Lázio

A Federação italiana anunciou a aplicação de uma medida… diferente nas próximas duas jornadas da Serie A. Antes dos jogos, irão ser lidos extratos do diário de Anne Frank nos estádios.

A decisão do organismo prende-se com a crescente onda de cânticos anti-semitas de adeptos da Lázio, tradicionalmente conhecidos pela sua faceta fascista e de extrema-direita. Esta medida, refira-se, surge um dia depois da federação ter aberto um inquérito ao comportamento dos adeptos da equipa da capital, que também tinham colado várias imagens da adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto nazi, com a camisola da Roma nas paredes do Estádio Olímpico.

Além dos textos escritos por Anne Frank, a Federação italiana vai ainda promover um minuto de silêncio e reflexão nos jogos. Entretanto, o próprio presidente da Lázio anunciou que vai patrocinar uma visita anual a cerca de duas centenas de adeptos do clube a Auschwitz, o antigo – e tristemente célebre – campo de concentração na Polónia onde milhões de judeus perderam a vida.