Mais investimento e exportações em 2017

Mais investimento e aumento das exportações são as intenções da maioria das empresas portuguesas até ao final do ano.

Um estudo da Associação Industrial Portuguesa (AIP) revela que 53% das companhias inquiridas tenciona investir este ano e que nas previsões de 78% das exportadoras está o aumento das vendas ao exterior.

De acordo com a AIP, as empresas revelam que os seus investimentos serão em equipamentos, tecnologias de informação, formação profissional, internacionalização, marketing, investigação e desenvolvimento e qualidade.

No inquérito anual à actividade empresarial da AIP, as companhias revelam que o autofinanciamento (79%), o crédito bancário (44%) e o 'leasing' (19%) são as principais fontes formas de financiar estes investimentos. Mais de 40% dos empresários revela que os montantes a investir serão superiores aos de 2016.

A AIP revela ainda que 59% das empresas que querem exportar são de média dimensão. As exportações representam mais de 25% do volume de negócios de 54% das companhias inquiridas.

Sobre a conjuntura no próximo ano, 59% das 738 empresas inquiridas considera que será semelhante à atual, 34% prevê uma melhoria e 7% responde que será pior.