Sabe qual é o passaporte mais importante do mundo?

O Passport Index 2017 traz uma enorme surpresa, pela primeira vez não é um país europeu a encabeçar o ranking mundial

Todos os anos o Passport Index publica um ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. Este ano, o Passport Index não foi encabeçado por um país europeu, nomeadamente pela Alemanha, que liderou nos últimos dois anos, mas sim por um asiático – Singapura. 

A cidade-Estado insular emite um passaporte que permite aos seus cidadãos viajarem para 159 países sem que lhes seja requerido qualquer visto. A novidade que permitiu a Singapura catapultar-se para o topo do ranking mundial foi a decisão do Paraguai em remover os requisitos de vistos para os singapurenses. 

"É a primeira vez que um país asiático tem o passaporte mais importante do mundo" disse Philippe May, diretor do Passport Index. 

O Passport Index classifica a importância dos passaportes de acordo com uma "pontuação de vistos", ou seja, conforme o número de países com que se pode entrar com o passaporte sem ser necessário qualquer visto. 

Na mesma tabela, Portugal encontra-se no quinto lugar em termos de importância. O passaporte português permite entrar em 155 países sem se precisar de visto. Com o passaporte português pode entrar-se em mais países sem visto do que com passaporte dos Estados Unidos, que não tem qualquer entrave de vistos em 154 países.

No fundo da escala encontra-se o Afeganistão, cujo passaporte apenas permite a entrada em 22 países sem necessidade de visto. 

O Passport Index foi desenvolvido pela Arton Capital, consultora financeira global especialista em programas de investimento para residência e cidadania à escala mundial.