China. Xi Jinping não apresenta provável sucessor

Os novos membros do comité permanente do politburo são todos homens e têm idades entre os 60 e 67 anos

Depois de no 19º Congresso do Partido Comunista da China o "pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era" ter sido inscrito nos estatutos do partido, figurando ao lado de Mao Tsetung e de Deng Xiaoping, o agora todo poderoso líder chinês começou, esta manhã, o seu segundo mandato à frente da maior economia do mundo ao revelar a nova composição do comité permanente do politburo.

O secretismo da nova composição do órgão foi tão grande que os novos membros apenas foram conhecidos quando Xi Jinping os acompanhou para a passadeira vermelha onde os jornalistas os esperavam. 

A grande revelação da nova composição do órgão partidário mais importante da política chinesa deixa de fora um possível sucessor de Xi, algo que se tinha tornado comum sob as lideranças de Jiang Zemin e de Hu Jintao. Os novos cinco membros, visto Xi e Li Keqiang, primeiro-ministro, permanecerem, são: Li Zhanshu, Han Zheng, Zhao Leji, Wang Yang e Wang Huning. São todos homens e têm entre idades entre os 60 e 67 anos, o que impossibilita que venham a ser chefes de Estado depois de Xi abandonar o cargo, em 2022, por ultrapassarem os 68 anos de idade como limite de idade para ocuparem o cargo de chefe de Estado – isto se a regra se mantiver. 

"Aqui, em nome da liderança central recém-eleita, desejo expressar os nossos sinceros agradecimentos a todos os membros do partido pela confiança que colocaram em nós. Trabalharemos diligentemente para cumprir o nosso dever, para alcançarmos a nossa missão e sermos dignos de confiança", disse Xi numa declaração de cerca de 21 minutos que marcou oficialmente o início do seu segundo mandato.