Marcelo responde ao Governo: “Chocado ficou o país”

Chefe de Estado foi confrontado com notícias que adiantam que o executivo ficou chocado com o seu discurso a seguir aos incêndios

O Presidente da República reagiu, esta quinta-feira, às notícias que dão conta de que o governo de Costa ficou chocado com o duro discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira dia 16 na sequência da tragédia dos incêndios que tinham começado no dia anterior.

Marcelo Rebelo de Sousa, em visita à ilha Terceira, respondeu que “é preciso compreender que chocado ficou o país”.

O Presidente adiantou que “há duas maneiras de encarar a realidade: uma maneira é o ‘diz que disse’ especulativo, de saber quem ficou mais chocado, se foi ‘a’ com o discurso de ‘b’, ou se foi ‘b’ com o discurso de ‘a’ [a do Governo]”, e, continuou “depois há uma segunda maneira que é a de compreender que chocado ficou o país com a tragédia vivida, com os milhares de pessoas atingidas”.

Para o chefe de Estado, o país "esperava naturalmente uma palavra dirigida às vítimas e que espera, com urgência, reparação, reconstrução e olhar para o país atingido".

E acrescentou: “Primeiro porque esse país não pode ser esquecido e em segundo lugar porque faltam menos dois anos para o fim da legislatura, deste Parlamento e deste governo. Há uma urgência".