Organii Eco Market. Prepare-se para encher a cesta de coisas do bem

O mercado saudável, sustentável e ecológico decorre de 3 a 5 de novembro, no LxFactory, em Lisboa

Em equipa que ganha não se mexe, certo? Neste caso mexe-se, mas para melhor. Depois de uma primeira edição cheia de banquinhas saudáveis e workshops sobre a arte do bem comer, o Organii Eco Market volta este ano ainda mais completo.

Primeiro, há mais um dia de mercado. Desta vez começa na sexta, dia 3 de novembro, e decorre até domingo, dia 5. Além disso, conta com um pavilhão extra dedicado a projetos, produtos e marcas que se regem por princípios e práticas ecológicas.

Apesar de no ano passado já haver vários stands de comida, este ano há todo um espaço dedicada à degustação de iguarias biológicas.

O Organii Eco Market é de entrada livre e vai funcionar entre as 19 e as 23 horas na sexta-feira, entre as 10h e as 23h horas no sábado e das 10h às 19h no dia 5, domingo. Durante esses três dias, prepare a agenda, porque os dias são cheios de atividades. Na sexta, dá-se o arranque coma palestra do apresentador João Manzarra sobre a sua experiência com o veganismo. A seguir, um jantar “desperdício zero”, da autoria da Joana Limão, que conta com um debate sobre o tema no final.

No sábado, o dia começa cedo e é preenchido com conversas, workshops e showcookings. Pode escolher entre uma palestra sobre “O Parto na Água em Portugal”, um showcooking sobre queijo vegan ou um workshop de cerâmica para pais e filhos. No domingo, as propostas continuam variadas e aqui ficam outras três sugestões: um Bio Brunch, novamente organizado pela Joana Limão, do blogue Please Consider, uma palestra sobre a importância dos rótulos, dada por Tâmara Castelo, autora do livro “Curar sem Medicamentos” ou um workshop para aprender a fazer marmitas vegetarianas.

Enquanto passa de umas atividades para outras, há sempre tempo para espreitar algumas das mais de 80 empresas representadas. Vão lá estar os restaurantes ‘Ao 26 Vegan Food Projet’, o ‘The Cru’ e o ‘House of Wonder’s, a marca de calçado vegan ‘Nae’, a empresa de superalimentos ‘Iswari’ ou a loja de produtos a granel ‘Maria Granel’.