LifeStyle

Lisbon Food Week. Prepare-se, vêm aí onze dias de barriga cheia

O evento decorre de 3 a 13 de novembro, em Lisboa

Restaurantes, tascas, chefs, clientes, jantares, cozinhas de autor, street food, you name it. Não há nada relacionado com gastronomia que escape à Lisbon Food Week, uma semana totalmente dedicada ao tema.

Depois de uma primeira edição em 2016, a deste ano chega ainda mais completa, sob alçada de três entidades organizadoras: as Edições do Gosto, a Essência do Vinho e a Masemba.

Mas falemos de comida, que é isso que nos junta e aqui há para todos os gostos. A Lisbon Food Week sugere uma rota de restaurantes escolhidos a dedo pela equipa da Edições do Gosto, responsável pela revista de gastronomia Inter Magazine. São eles: Boi-Cavalo,Food Corner do Mercado da Ribeira,Balcão, Peixaria e Tasca da Esquina,Feitoria,Padaria Gleba, Café Garrett e o Rib Beef  & Wine.

Mas como nunca se diz não a uma boa tasca, também há uma lista preparada para quem quer provar o que de mais tradicional a nossa cozinha tem. O jornalista  Tiago  Pais  compilou-as  no  seu  livro  “As  50  Melhores  Tascas de Lisboa” e, para esta edição especial, escolheu duas sugestões de pratos diários para cada dia da LFW. Entre eles estão o bacalhau à brás da 'Antiga  Casa  Faz  Frio',  o  arroz  de  moelas  com  gambas  do  'Pomar  de  Alvalade', o entrecosto com arroz de feijão do 'Zé dos Cornos', o arroz de gambas, às terças, d’ O Buraquinho' ou o cozido à portuguesa da 'Imperial de Campo de Ourique'.

Há ainda uma série de jantares especiais, durante os quais os chefs se juntam para desenvolver um menu sobre determinado tema. No dia 3 de Novembro, no Espaço Espelho de Água, António  Alexandre,  Viriato  Pã,  Celestino Grave, Rui Manuel e William Ferro Melo preparam um jantar dedicado ao tema ‘Lusofonia: Uma Linguagem Gastronómica Comum’. Com data dupla – 3 e 8 de Novembro – o jantar “A Raposa e o Lobo" acontece no Cave 23, com Bernardo Agrela a ficar responsável pelos pratos e Constança Cordeiro pelos copos. Dia 4 de novembro, Vitor Adão vai interpretar a cabidela na Cozinha popular da Mouraria. Também dia 4, mas ao pequeno-almoço, Ana Leão prepara uma refeição australiana no Café Garrett.

E como os portugueses quando comem já estão a pensar – e a falar – sobre a próxima refeição, é quase obrigatório que haja um espaço dedicado às conversas gastronómicas. No dia 6 de novembro, Hugo Brito e Tiago Feio falam sobre o desafio que é abrir um restaurante. Já no dia 9, a conversa faz-se no feminino com o “Mulheres com Tomates”, um evento que junta sete mulheres do mundo da gastronomia, vinhos e bar.

A  LFW  acolhe  também  um  outro  evento  já  veterano: o Congresso  dos Cozinheiros, entre 11 e 13 de novembro. Este ano, esta semana especial integra também a  18ª  edição  do  Encontro  com  Vinhos, Encontro com Sabores, de 10 a 13 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Trata-se de um evento organizado pela Revista de Vinhos e que conta com a presença de mais de 400 produtores.

Num texto com carateres limitados não há espaço para longas listas, mas todas elas podem ser consultadas no site oficial do Lisbon Week Food.