PSOE compara “secessionismo” catalão à “retórica nacionalista” que se vê pela Europa

Pedro Sánchez apoia decisão do governo de convocar eleições e alerta para a divisão da sociedade catalã na hora de votar, em dezembro

Num discurso esta tarde num congresso do partido em Toledo, o secretário-geral do Partido Socialista espanhol defendeu a decisão do Governo de Mariano Rajoy de acionar o artigo 155 da Constituição e destituir o executivo e o parlamento da Catalunha e comparou o independentismo catalão aos movimentos nacionalistas que estão a varrer a Europa.

“Aquilo que se passa na Catalunha tem mais a ver com o Brexit ou com o renascimento de uma retórica nacionalista, exclusiva e identitária, que vemos por todo o continente [europeu]”, acusou  Pedro Sánchez.

O líder do PSOE concordou ainda com a decisão de Rajoy em convocar eleições e deixou uma mensagem para os eleitores catalães: “No dia 21 de dezembro, na Catalunha, garanhão as eleições aqueles que não forem [votar] contra alguém, aqueles que forem a favor da convivência entre catalães”.

Sánchez aproveitou o discurso para lançar farpas ao Podemos, por ter votado contra a aplicação do artigo 155, no Senado. “Uma outra esquerda não quis identificar o secessionismo como ele é: um regresso ao passado no relógio da História”, disse o secretário-geral, prometendo que o PSOE vai agora “fiscalizar” a execução do referido artigo na Catalunha.