Sondagem. Independentistas sem maioria absoluta

Inquérito divulgado pelo “El Mundo” sugere que os partidos favoráveis à independência podem vir a perder até sete deputados

Uma sondagem da Sigma Dos para o “El Mundo” mostra que os partidos que apoiam a secessão catalã podem falhar a maioria absoluta nas eleições convocadas pelo governo de Madrid para 21 de dezembro.

De acordo com o estudo, se o ato eleitoral se realizasse hoje, ERC, CUP e PDeCAT, não conseguiriam eleger, em conjunto, mais de 65 deputados no Parlament, ou seja, menos três que os 68 necessários para a referida maioria.

A sondagem dá 42,5% de intenções de voto aos independentistas – 26,4% no ERC, 9,8% no PDeCat e 6,3% na CUP – e 43,4% aos restantes partidos. Caso se confirmem estes resultados, a aliança que votou favoravelmente a independência da Catalunha perderia mesmo sete deputados.

O inquérito foi realizado entre 23 e 26 de outubro e baseou-se em 1000 entrevistas na comunidade catalã.

Recorde-se que a CUP já veio rejeitar a possibilidade de se apresentar a eleições, por entender que tal gesto seria um reconhecimento implícito da invalidade da declaração de independência da Catalunha, na sexta-feira.